No último post, nós conversamos sobre o ‘Não conte, mostre’ e como usar linguagem corporal e as reações internas do seu personagem para levar sua escrita a um nível mais emocional.
Em seu blog Penultimate, Arlene Prunkl, editora canadense, dá uma ótima dica de como trazer realismo a essas reações.
Caracterização na Ficção: Escrevendo Reações Autênticas de Personagens
Quando nós, seres humanos, passamos por uma inesperada situação de tensão, perigo ou estresse, quando nós experimentamos medo repentino, raiva, ansiedade, dor, vergonha, surpresa, ou mesmo prazer intenso, algumas reações bem previsíveis são desencadeadas. Nós reagimos de quatro maneiras possíveis, em uma sequência específica, de acordo com o que acontece mais rápido. Esses quatro estágios de reflexos são:
- Psicológica / Visceral – o primeiro reflexo de todo ser humano em resposta a um estímulo externo é uma reação psicológica quase que instantânea. É a maneira visceral e involuntária do corpo de reagir e lidar com medo e outros agentes estressantes externos. Essas reações incluem, suores, calafrios, tremores, arrepios, pulso acelerado, coração disparado, aumento da pressão sanguínea, injeção de adrenalina, tiques nervosos, piscar dos olhos mais rápidos, pupilas dilatadas, olhos arregalados, rosto/pele ruborizados, peito/garganta apertados, estômago se revirando/náusea, músculos tensos, pular de susto e os sentidos mais apurados e focados. Sem ser muito técnica, essas reações acontecem graças a um reflexo hormonal do corpo humano se preparando para lutar ou fugir – nossa resposta natural ao estresse. Nenhuma dessas respostas podem ser controladas e, por serem involuntárias, elas sempre acontecem primeiro, antes de qualquer outra reação.
- Física / Impulsiva – Um ou dois segundos depois da resposta psicológica, vem a reação física. Essa é uma reação instintiva e involuntária, totalmente não premeditada, uma resposta do tipo matar ou morrer. Pode ser um grito, um ataque (como afastar um inseto pousado no rosto), se encolher para proteger a cabeça ou o peito ou a barriga de um dano maior, pular para trás de medo ou fugir.
- Emocional / Impulsiva – menos de um segundo depois, o ser humano reage com outra resposta impulsiva, mas dessa vez, emocional. Na ficção, isso pode ser retratado como um pensamento ou uma fala curta, como um xingamento — “Droga!” ou “Meu Deus do céu!” — mais uma vez, respostas involuntárias, que acontecem sem planejamento. Esse tipo de reação também pode ser física; por exemplo, um chute ou um soco ou um tapa, mas não deve ser confundida com a reação física do item anterior, que é um pouco mais instintiva que a resposta desencadeada pela emoção. Existe uma diferença sutil entre as duas, então é melhor usar ou uma ou outra.
- Mental / Racional – Essa é a resposta pensada, medida e controlada do cérebro que pode acontecer segundos, ou mesmo minutos depois das outras. (Quando aplico esses princípios de reações a mim mesma, eu admito que às vezes eu demoro horas para reagir de uma maneira racional e apropriada.) Pode ser uma resposta verbal como, “Certo, vamos fazer assim…”, ou um planejamento mental do melhor curso de ação para aquelas novas circunstâncias. Também pode, e na maioria das vezes deve, envolver a emoção que desencadeou tudo (medo, raiva, etc.).
Ao descrever as reações dos seus personagens, evite incluir todas as quatro respostas cada vez que um acontecimento importante afetá-los — isso levará a um excesso desnecessário de detalhes. Mas quaisquer que sejam as reações que você escolher usar, mantenha a ordem acima.
Cumprindo a promessa feita no último post, segue abaixo, algumas reações para você acrescentar ao seu próprio banco de dados. As duas primeiras listas foram elaboradas pela blogueira Bryn Donovan (links para as listas completas, também no final desse post), e a última veio do meu arquivo pessoal.
Use e abuse, mas busque sempre a originalidade, por exemplo, ao invés de simplesmente escrever, “Ele deu um soco na mesa”, dê o seu toque mágico e escreva, “A mesa tremeu com a força do soco dele, derrubando o porta-canetas, esparramando tudo pelo chão”.
LISTA DE GESTOS E LINGUAGEM CORPORAL
Ele baixou a cabeça
Ela inclinou a cabeça
O pescoço dela caiu para a frente
Ele encobriu os olhos com as mãos
Ela pressionou as bochechas com as mãos
Ela empinou o queixo
Ela apertou os punhos
Os punhos dele se cerraram
Ela relaxou os punhos
Os braços dela permaneceram caídos ao lado do corpo
Ele encolheu os ombros
Ele fez um gesto de deixa para lá
Ela levantou a mão num aceno
Ela deu tchau
Ela levantou as mãos
Ele ergueu as palmas das mãos
Ela jogou as mãos para cima
Ela esfregou as mãos
Ele friccionou uma mão na outra
Ela juntou as pontas dos dedos
Ela gesticulou
Ele balançou as mãos
Ela bateu palmas
Ele estalou os dedos
Ela levantou o indicador
Ela gesticulou com o polegar
Ele virou o polegar em direção a…
Ela fez um gesto obsceno
Ele mostrou o dedo do meio
Ela levantou os polegares em aprovação
Ele enfiou as mãos nos bolsos
Ela colocou as mãos na cintura
Ela jogou o quadril para o lado
Ele cruzou os braços
Ela envolveu os braços em volta de si mesmo
Ela balançou o corpo para frente e para trás
Ele abriu os braços para os lados
Ele estendeu os braços
Ela estendeu a mão
Ele esticou a mão
Ela balançou a cabeça
Ele assentiu
Ela jogou a cabeça em direção a…
Ele virou o rosto
Ela olhou para o outro lado
Ele evitou seus olhos
A respiração dela se acelerou
Ele ofegou
Ela respirava com dificuldade
Ela inspirou com força
Ele respirou fundo
Ela arfou
Ele prendeu a respiração
Ela suspirou asperamente
Ela expeliu o ar com força
Ele soprou o ar com violência
Ela bufou
Ele suspirou
Ele riu
Ela deu uma risadinha
Ela gargalhou
Ele sorriu
Ela se acabou de rir
Ela soltou uma risada amarga
Ele riu sem vontade
Ele massageou o ombro
Ele rolou os ombros
Ela retesou os ombros
Ele massageou a nuca
Ela massageou a têmpora
Ela esfregou a mãos nas coxas
Ela correu os dedos pelos seus cabelos
Ele passou a mão pelo cabelo
Ele tirou o cabelo da frente do rosto
Ela brincou com um cacho de cabelo
Ela jogou os cabelos
Ela enrolou uma mecha de cabelo no dedo
Ela colocou o cabelo atrás da orelha
Ela sacudiu os cabelos
Ele enterrou os dedos no cabelo
Ele alisou a barba
Ele coçou a barba
Ela coçou a orelha
Ele mordeu uma unha
Ela mordeu a cutícula
Ele roeu as unhas
Ela limpou as unhas
Ela examinou suas unhas
Ele brincou com a manga da camisa
Ela limpou um fiapo de linha do vestido
Ele ajustou a gola do casaco
Ela brincou com o brinco/pulseira
Ela retorceu a aliança em volta do dedo
Ele repuxou o colarinho da camisa
Ele ajustou a gravata
Ela alisou a saia
Ela coçou o nariz
Ele coçou a cabeça
Ele esfregou a testa
Ela esfregou os olhos
Ele empinou o nariz
Ela deu um tapa na própria testa
Ela tampou a boca com a mão
Ela apertou os dedos contra os lábios
Ele tocou os lábios com o indicador
Ele coçou o queixo
Ela apertou a mão contra a garganta
Ele pressionou o peito
Ele se encostou na parede
Ela saltitou na ponta dos pés
Ele bateu o pé nervosamente
Ela entrelaçou os dedos sobre o colo
Ele tamborilou os dedos na mesa
Ele deu um tapa na mesa
Ela deu um soco na mesa
Ele pousou as mãos na mesa
Ele se recostou na cadeira
Ela agarrou os braços da cadeira
Ele colocou as mãos atrás da cabeça
Ele colocou os pés na mesa
Ela se agitou
Ele balançou os pés
Ele balançou a perna
Ela cruzou a perna
Ele descruzou a perna
Ela cruzou os tornozelos na frente dela
Ela esticou as pernas na frente dela
Ela se encolheu
Ele se arrepiou
Ela recuou
Ela tremeu
O corpo dele estremeceu
Ele se encolheu de …
Ele se espremeu no canto
Ele se afastou
Ela virou de costas
Ele deu um pulo
Ele ficou tenso
Ela se endireitou
Ele se endureceu
Ela levantou com um pulo
Ele ficou de pé
Ela relaxou
Ele se recurvou
Ela se jogou no assento
Os ombros dela caíram
Ela murchou
O corpo dele amoleceu
Ele rolou os ombros
Ela endireitou os ombros
Ele estufou o peito
Ele apoiou o queixo na mão
Ela pousou o queixo na palma da mão
Ele bocejou
Ela se esticou
Ela rodopiou
Ele girou em volta de si mesmo
Ela titubeou
Ele se afastou
Ela se aproximou
Ele se inclinou para a frente
Ela chegou para frente
Ele andou de um lado para o outro
Ela se balançou de um pé para o outro
Ele arrastou os pés
Ela socou o ar
Ele levantou os dois punhos para cima
LISTA DE EXPRESSÕES FACIAIS
Olhos / Sobrancelhas
Seus olhos se arregalaram
Suas pálpebras caíram
Seus olhos se estreitaram
Seus olhos se acenderam
Ele cerrou os olhos
Ela piscou
Seus olhos cintilaram / brilharam / reluziram / iluminaram
Os olhos deles queimaram com …
Os olhos dela arderam de…
… brilhou em seu olhar
Os cantinhos dos olhos dele franziram
Ela rolou os olhos
Ele olhou para cima
Ela relanceou
Ele deu uma piscadinha
Os olhos dela se encheram de lágrimas
Lágrimas brotaram dos olhos dele
Os olhos dela estavam úmidos
Seus olhos arderam
Lágrimas brilharam nos olhos dela
Ele lutou contra as lágrimas
Lágrimas caíram pelo rosto dela
Seus olhos se fecharam
Ela apertou os olhos fechados
Seus cílios tremeram
Suas sobrancelhas se uniram
Ele franziu a testa
A testa dela estava enrugada
Uma linha apareceu entre as sobrancelhas dela
Ele arqueou as sobrancelhas
Ela levantou uma sobrancelha
Ele balançou as sobrancelhas
Ela o olhou da cabeça aos pés
Ela grudou os olhos nele
Ele olhou fixamente
Ela observou
Ele contemplou
Ele encarou
Ela examinou
Ela inspecionou
Ele a olhou sensualmente
As pupilas dele se dilataram
As pupilas dela se alargaram
Nariz
Ela franziu o nariz
Ele enrugou o nariz
As narinas dele se dilataram
Ela empinou o nariz
Ele fungou
Ela cheirou
Boca
Ela sorriu
Ele deu um sorrisinho
Ela abriu um sorriso enorme
Ele deu um sorriso falso
Sua boca se curvou num sorriso
Os cantinhos da sua boca se curvaram para cima
Sua boca se contraiu
Ele deu um meio sorriso
Ela deu um sorriso de lado
Ele ergueu um canto da boca
Sua boca se retorceu
Ela fixou um sorriso no rosto
Ela forçou um sorriso
Seu sorriso escorregou do rosto
Ele apertou os lábios
Ela fez beicinho
Ele trancou a boca
Ela apertou os lábios numa linha fina
Ela mordeu o lábio
Ele mordeu o lábio inferior
Seu maxilar ficou tenso
Ele apertou o maxilar
Um músculo pulou em seu maxilar
Ele rangeu os dentes
Ela ficou de boca aberta
O queixo dela caiu
O lábio inferior dela tremeu
Pele
Ela ficou pálida
Ele empalideceu
A cor fugiu do seu rosto
Ele ficou com o rosto vermelho
As bochechas dela ficaram cor de rosa
Ele enrubesceu
O rosto dela queimou
Ele retorceu o rosto
O rosto dela se contorceu numa careta
O rosto dela se iluminou
Ela fez cara de paisagem
Ele fechou a cara
A expressão dele se embotou
Uma veia pulou no seu pescoço
Uma veia pulsou na sua testa
REAÇÕES DO CORPO A ALGUMAS EMOÇÕES
Medo: descarga de adrenalina, coração disparado, lábios ressecados, tremores pelo corpo, respiração acelerada, ficar paralisado, pelos arrepiados, atenção fixa na ameaça.
Raiva: coração acelerado, sensação de calor se espalhando pelo corpo, injeção de energia e impressão de estar mais forte, veia pulsando na testa ou no pescoço.
Tristeza: aperto no peito, garganta arranha com vontade de chorar, sentimento de fraqueza geral, apatia, sensação de frio.
Desejo: coração e pulsação acelerados, respiração ofegante, mãos suadas, dificuldade para falar, pernas bambas, formigamento e arrepios pelo corpo, voz rouca.
Amor: bom humor, sensação de euforia, falta de apetite, vontade de rir sem motivo aparente, impressão de levar choque quando encosta na outra pessoa, sonhar acordado, sentimento de posse.
Felicidade: sensação de bem-estar, disposição e entusiasmo, calor que se espalha pelo corpo, vontade de fazer coisas boas para os outros.
Surpresa: coração martelando no peito, perder a respiração por alguns segundos, ficar sem palavras, atordoamento, formigamento na coluna.
Vergonha: impulso de fugir e se esconder, rosto ruborizado, suor excessivo, sensação de náusea, olhar baixo.
Você achou esse post útil e gostaria de ler mais sobre o ‘Não conte, mostre’? Deixe o seu comentário e pedido abaixo.
http://www.bryndonovan.com/2015/04/10/master-list-of-gestures-and-body-language-for-writers/
http://www.bryndonovan.com/2015/04/05/master-list-of-facial-expressions/
Amei as dicas, muito úteis!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Fico feliz que tenha gostado.
CurtirCurtir